sábado, 27 de junho de 2015

Planejamento didático - organizando as ações de 2015


Fundamentação Teórica
Este planejamento adota como norte a Diretriz Pedagógica para a Educação Física do Colégio Pedro II, que estabelece que

A disciplina Educação Física no Ensino Básico (Fundamental e Médio) terá o paradigma da cultura corporal como seu norte. Para que possamos atender esse novo conceito, pautaremos o nosso trabalho de modo a favorecer a formação do cidadão, a utilização prática e consciente do desempenho motor e aspectos técnicos cognitivos assimilados. O trabalho gradativo dessas linhas conceituais acima citadas nos levará ao um educando com possibilidades para um posicionamento crítico frente a realidade e aos valores éticos e morais universalmente aceitos (Projeto Político Pedagógico do Colégio Pedro II, p.142).

Cabe considerar, conforme dita o PPP do CPII, que

[...] os objetivos gerais da educação física não mais se restringirão ao movimento, sendo, porém alcançados através do movimento, que permitirá ao aluno compreender como o corpo “trabalha” para executar; que permitirá ao aluno entender sua construção, dentro de determinado contexto sócio-econômico-cultural; qual a sua história que demonstrará os momentos de várias sociedades, desde as mais primitivas até as mais desenvolvidas (idem).

A adoção do paradigma da cultura corporal e a defesa de que é possível formar o cidadão e atingir os objetivos gerais da Educação Física através do movimento nos coloca inúmeros desafios. O primeiro é o reconhecimento da pluralidade no cotidiano escolar e construção de práticas que satisfaçam o anseio por uma sociedade em que democracia e igualdade sejam uma realidade concreta para todos e todas, rompendo com um caráter de padronização, monocultura e homogeneização, ainda muito presente nas práticas educacionais. Esta é a grande missão da escola na contemporaneidade. Ações que levem em consideração a diversidade e a diferença de alunos e alunas, práticas que valorizam os diferentes sujeitos socioculturais e a consciência do caráter Multi/Intercultural no espaço da escola são princípios que devem permear o dia a dia e o cotidiano escolar de jovens estudantes.
Candau (2012) afirma que os termos Multiculturalismo e Interculturalidade são muitas vezes utilizados como sinônimos, para enfatizar a presença de diferentes grupos culturais numa mesma sociedade. A Interculturalidade, que será a base teórica deste planejamento, pode ser explicitada como um enfoque que afeta a educação em todas as suas dimensões, voltada para a valorização da interação e comunicação recíprocas entre diferentes sujeitos e grupos culturais, além de que:

A interculturalidade orienta processos que têm por base o reconhecimento do direito à diferença e a luta contra todas as formas de discriminação e desigualdade social. Tenta promover relações dialógicas e igualitárias entre pessoas e grupos que pertencem a universos culturais diferentes, trabalhando os conflitos inerentes a esta realidade. Não ignora as relações de poder presentes nas relações sociais e interpessoais. Reconhece e assume os conflitos procurando as estratégias mais adequadas para enfrenta-los (p.46).

 A Educação Intercultural se baseia através das seguintes características: promoção deliberada da inter-relação entre diferentes grupos culturais presentes em determinada sociedade; conceber as culturas em contínuo processo de elaboração, construção e reconstrução constantes; hibridização cultural; consciência dos mecanismos de poder que permeiam as relações culturais; e por fim, não desvincular questões conflitivas da diferença e da desigualdade (CANDAU, 2008).
Para Candau (2012) a afirmação das diferenças – gênero, orientação sexual, etnia, raça, deficiência, dentre outras – é manifestada sempre de modo plural, visibilizadas principalmente pelos movimentos sociais, que denunciam o caráter de exclusão e desigualdades na busca por reconhecimento político e cultural de grupos marginalizados. Desta forma, a perspectiva Intercultural em Educação buscará o reconhecimento e a valorização das diferentes culturas e de seus grupos, lutando contra formas de discriminação e injustiças, promovendo uma relação democrática e dialógica entre os mesmos. Neste contexto não é possível se trabalhar questões relacionadas à igualdade sem incluir a questão da diferença e vice-versa, pois igualdade não é um termo que se contrapõe à diferença, e sim oposto à padronização, à uniformização e homogeneização.
No contexto da Educação Física, a Educação Intercultural diz respeito, segundo Oliveira & Daolio (2011), às tensões produzidas pela diversidade cultural, lançando mão de que as diversas culturas precisam dialogar sempre pelo viés de igualdade e não da desigualdade, como muitas vezes ocorre nos cotidianos escolares. Para os autores, os pressupostos pedagógicos que vislumbrem superar as armadilhas do relativismo, essencializando a cultura, se faz primordial nas aulas de Educação Física.
Neira & Nunes (2009), neste sentido, vão afirmar que a presença de manifestações culturais, historicamente desprivilegiadas, deve fazer parte do currículo da Educação Física ao tematizar práticas corporais que leve em consideração os sujeitos oprimidos, quer seja por etnia, classe, cultura, gênero, etc. Nas palavras dos autores:

Se o que se pretende é formar cidadãos para uma sociedade menos desigual, como não debater as questões de gênero presentes na trajetória do futebol ou do vôlei? Ou as questões de classe e etnia presentes na trajetória do hip hop ou do rap? Como não indagar as questões de classe, gênero, cultura e etnia incrustadas no percurso histórico das ginásticas? (p. 246).

             É por esse caminho que pretendemos seguir, valorizando a diversidade e as diferenças nas aulas de Educação Física, propondo novas possibilidades de estratégias e conteúdos, que coadunem com manifestações da cultura corporal nas suas mais variadas formas de expressão, reconhecendo que diferentes sujeitos estão presentes neste processo, que é sempre dialógico. A proposta de uma Educação Intercultural adentrando a Educação Física escolar é basear-se nestes preceitos e em novas narrativas que possibilitem desconstruções, rupturas e formas de pensar diversas e múltiplas.

Diagnóstico
O diagnóstico da realidade será feito ao longo do processo pedagógico, no início de cada trimestre. Serão realizadas atividades que visam identificar se os estudantes possuem conhecimentos e vivências acerca das temáticas trabalhadas e em que níveis estes se encontram. O diagnóstico permitirá ajustar o planejamento pedagógico, de forma a contemplar as necessidades e interesses dos estudantes, em consonância com as políticas educacionais nacionais e locais, entre os quais a proposta pedagógica da Educação Física do Departamento de Educação Física do Colégio Pedro II. As fichas serão produzidas durante as reuniões de planejamento semanal pela equipe do CENII. Dentre os instrumentos a serem utilizados para a realização do diagnóstico listamos:
  • Fichas de observação e registro das capacidades coordenativas e das habilidades técnicas referentes aos jogos, esportes, lutas, danças e ginásticas;
  • Fichas de avaliação/levantamento dos conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais referentes aos  conteúdos da cultura corporal trabalhados durante o ano letivo;
  • Ficha de autoavaliação/levantamento das crenças de autoeficácia nas aulas de Educação Física.

 OBJETIVOS
Objetivos de ensino para o 6º e 7º anos
1ª Certificação: Ginásticas, lutas e atividades rítmicas

Competência: Representação e comunicação
  • Participar, de forma ativa, de vivências corporais relacionadas a diferentes tipos de ginásticas (geral, acrobática, rítmica, artística, de academia), lutas e atividades rítmicas;
  • Identificar, por meio das vivências realizadas, diferentes possibilidades de movimentação do próprio corpo;  
  • Produzir formas variadas de articulação entre movimentos e ritmos;
  • Planejar e desenvolver uma apresentação coreográfica coletiva que envolva diferentes elementos das ginásticas, lutas e atividades rítmicas.

Competência: Investigação e compreensão
  • Conhecer as principais regras associadas às ginásticas e às lutas;
  •  Identificar e analisar, com base no material de didático de apoio, as diferenças de desempenho durante as práticas corporais, considerando-as como forma de aprendizagem e enriquecimento individual e coletivo;
  • Produzir adaptações nas regras, com vistas a promover o aumento das possibilidades de participação individuais e coletivas;

Competência: Contextualização sociocultural
  • Problematizar os conceitos de eficiência e deficiência, a partir de vivências corporais, considerando diferenças de desempenho, linguagem e expressão na perspectiva intercultural de valorização das diferenças como vantagem pedagógica. 

2ª Certificação: jogos de invasão, mini-handebol, mini-basquete e futsal

Competência: Representação e comunicação
  • Participar, de forma ativa, de vivências corporais relacionadas a jogos de invasão e ao mini-handebol, mini-basquete e futsal;
  • Identificar, por meio das vivências realizadas, diferentes possibilidades de movimentação do próprio corpo; 
  • Vivenciar habilidades motoras básicas fundamentais: locomoção (correr, saltar, driblar, etc.), manipulação (arremesso, recepção, chute, etc.) e equilíbrio (giros, rolamento, movimentos axiais, etc.) inerentes aos conteúdos do trimestre;
  • Aplicar as habilidades motoras básicas fundamentais no contexto dos grandes jogos, que permitam ao estudante: acertar o alvo/fazer gol/ponto; transportar a bola para o objetivo; jogar coletivamente; reconhecer os espaços de jogo; sair da marcação; criar superioridade numérica e superar a ação do adversário;
  • Produzir uma História em Quadrinhos, com o auxílio de ferramentas digitais, que demonstre dilemas éticos e morais, no contexto das práticas esportivas vivenciadas no espaço escolar;

Competência: Investigação e compreensão
  • Conhecer as principais regras associadas a jogos de invasão e ao mini-handebol, mini-basquete e futsal;
  • Identificar e analisar as diferenças de desempenho durante as práticas corporais, considerando-as como forma de aprendizagem e enriquecimento individual e coletivo;
  • Produzir adaptações nas regras, com vistas a promover o aumento das possibilidades de participação individuais e coletivas;

Competência: Contextualização sociocultural
  • Problematizar as regras e valores envolvidos na prática de jogos e atividades esportivas, na perspectiva da interculturalidade crítica, propondo e promovendo formas de superação dos conflitos em busca do bem comum. 

3ª Certificação: Jogos populares, esportes de aventura, ginástica funcional

Competência: Representação e comunicação
  • Participar, de forma ativa, de vivências corporais relacionadas jogos populares, esportes de aventura, ginástica funcional;
  • Identificar, por meio das vivências realizadas, diferentes possibilidades de movimentação do próprio corpo; 
  • Vivenciar habilidades motoras básicas fundamentais (manipulação, locomoção e equilíbrio) e habilidades básicas inerentes aos conteúdos do trimestre;
  • Participar de uma Gincana envolvendo as demais turmas da escola;

Competência: Investigação e compreensão
  • Conhecer as principais regras associadas a jogos populares, esportes de aventura e ginástica funcional;
  • Identificar e analisar as diferenças de desempenho durante as práticas corporais, considerando-as como forma de aprendizagem e enriquecimento individual e coletivo;
  • Produzir adaptações nas regras, com vistas a promover o aumento das possibilidades de participação individuais e coletivas;
  •  Identificar os benefícios da prática de atividades físicas para a promoção da saúde e para o desenvolvimento da qualidade de vida, sob o ponto de vista biopsicossocial.

Competência: Contextualização sociocultural
  • Problematizar os conceitos de lazer, saúde e educação para a paz, projetando práticas sustentáveis que interfiram na qualidade de vida dos estudantes.


Objetivos de ensino para o 8º e 9º anos
1ª Certificação: Voleibol

Competência: Representação e comunicação
  • Participar, de forma ativa, de vivências corporais relacionadas ao voleibol;
  • Identificar, por meio das vivências realizadas, diferentes possibilidades de movimentação do próprio corpo;
  • Vivenciar habilidades motoras especializadas, referentes aos fundamentos técnicos e táticos do voleibol (toque, manchete, saque, cortada e bloqueio; sistemas de jogo 4x2 simples e com infiltração);
  • Planejar, organizar e desenvolver um torneio de voleibol dentro da própria turma.

Competência: Investigação e compreensão
  • Conhecer as principais regras associadas ao voleibol;
  • Identificar e analisar, com base no material de didático de apoio, as diferenças de desempenho durante as práticas corporais, considerando-as como forma de aprendizagem e enriquecimento individual e coletivo;
  • Produzir adaptações nas regras, com vistas a promover o aumento das possibilidades de participação individuais e coletivas;

Competência: Contextualização sociocultural
  • Problematizar os conceitos de raça e classe social, no contexto das práticas corporais e esportivas, a partir da perspectiva intercultural de valorização das diferenças como vantagem pedagógica. 

2ª Certificação: Futsal

Competência: Representação e comunicação
  • Participar, de forma ativa, de vivências corporais relacionadas ao futsal;
  • Identificar, por meio das vivências realizadas, diferentes possibilidades de movimentação do próprio corpo; 
  • Vivenciar habilidades motoras especializadas referentes aos fundamentos técnicos e táticos inerentes ao futsal (passe, controle de bola, condução, desarme, drible, cabeceio, finalização, sistemas táticos 2x2, 3x1 e 4x0);
  • Produzir um vídeo, com o auxílio de ferramentas digitais, que demonstre dilemas éticos e morais, no contexto das práticas esportivas vivenciadas no espaço escolar;

Competência: Investigação e compreensão
  • Conhecer as principais regras associadas ao jogo de futsal;
  • Identificar e analisar as diferenças de desempenho durante as práticas corporais, considerando-as como forma de aprendizagem e enriquecimento individual e coletivo;
  • Conhecer e analisar as principais inter-relações entre a prática de atividades físicas e os benefícios para a promoção da saúde e o desenvolvimento da qualidade de vida sob o ponto de vista biopsicossocial;
  • Produzir adaptações nas regras, com vistas a promover o aumento das possibilidades de participação individuais e coletivas;

Competência: Contextualização sociocultural
  • Problematizar as regras e valores envolvidos na prática de jogos e atividades esportivas, na perspectiva da interculturalidade crítica, propondo e promovendo formas de superação dos conflitos em busca do bem comum. 

3ª Certificação: Jogos populares, esportes de aventura, ginástica funcional

Competência: Representação e comunicação
  • Participar, de forma ativa, de vivências corporais relacionadas aos jogos populares, esportes de aventura e ginástica funcional;
  • Identificar, por meio das vivências realizadas, diferentes possibilidades de movimentação do próprio corpo; 
  • Vivenciar habilidades motoras básicas fundamentais (manipulação, locomoção e equilíbrio) e especializadas inerentes aos conteúdos do trimestre;
  • Participar de uma Gincana envolvendo as demais turmas da escola;

Competência: Investigação e compreensão
  • Conhecer as principais regras associadas jogos populares, esportes de aventura e ginástica funcional;
  • Identificar e analisar as diferenças de desempenho durante as práticas corporais, considerando-as como forma de aprendizagem e enriquecimento individual e coletivo;
  • Conhecer e analisar as principais inter-relações entre a prática de atividades físicas e os benefícios para a promoção da saúde e o desenvolvimento da qualidade de vida, sob o ponto de vista biopsicossocial;
  • Produzir adaptações nas regras, com vistas a promover o aumento das possibilidades de participação individuais e coletivas;

Competência: Contextualização sociocultural
  • Problematizar os conceitos de lazer, saúde e educação para a paz, projetando práticas sustentáveis que interfiram na qualidade de vida dos estudantes.


Objetivos de ensino para o Ensino Médio
1ª Certificação: Voleibol

Competência: Representação e comunicação
  • Participar, de forma autônoma e consciente, de vivências corporais relacionadas ao voleibol;
  • Assumir uma postura ativa, por meio das vivências realizadas nas aulas, sobre a importância da atividade física ao longo da vida
  • Vivenciar habilidades motoras especializadas, referentes aos fundamentos técnicos e táticos do voleibol (toque, manchete, saque, cortada e bloqueio; sistemas de jogo 4x2 simples e com infiltração);
  • Planejar, organizar e desenvolver um torneio de voleibol na escola;

Competência: Investigação e compreensão
  • Conhecer as principais regras do voleibol e suas mudanças históricas ao longo da história do esporte
  • Analisar e refletir, com base no material de didático de apoio, as diferenças de desempenho durante as práticas corporais, considerando-as como forma de aprendizagem e enriquecimento individual e coletivo;
  • Produzir adaptações nas regras, com vistas a promover o aumento das possibilidades de participação individuais e coletivas;

Competência: Contextualização sociocultural
  • Problematizar o conceito de gênero, compreendendo as construções culturais e sociais sobre os sentidos do masculino e do feminino, nas práticas corporais e esportivas, tendo como base a perspectiva intercultural de valorização das diferenças como vantagem pedagógica.  

Objetivos para o 2º trimestre: Futsal

Competência: Representação e comunicação
  • Participar, de forma autônoma e consciente, de vivências corporais relacionadas ao voleibol;
  • Assumir uma postura ativa, por meio das vivências realizadas nas aulas, sobre a importância da atividade física ao longo da vida
  • Vivenciar habilidades motoras especializadas, referentes aos fundamentos técnicos e táticos do Futsal (passe, drible, cabeceio, chute, recepção, condução e domínio; sistemas de ataque e defesa);

Competência: Investigação e compreensão
  • Conhecer as principais regras do Futsal;
  • Analisar e refletir, com base no material de didático de apoio, as diferenças de desempenho durante as práticas corporais, considerando-as como forma de aprendizagem e enriquecimento individual e coletivo;
  • Produzir adaptações nas regras, com vistas a promover o aumento das possibilidades de participação individuais e coletivas;

Competência: Contextualização sociocultural
  • Refletir sobre regras e valores durante a prática do futsal, com base na perspectiva da interculturalidade crítica, propondo e promovendo a reconstrução de novas possibilidades. 

3ª Certificação (Jogos populares, esportes de aventura, ginástica funcional e dança de salão)

Competência: Representação e comunicação
  • Participar, de forma ativa, de vivências corporais relacionadas aos jogos populares, esportes de aventura, ginástica funcional e dança de salão;
  • Assumir uma postura ativa, por meio das vivências realizadas nas aulas, sobre a importância da atividade física ao longo da vida;
  • Vivenciar habilidades básicas fundamentais (manipulação, locomoção e equilíbrio) inerentes aos conteúdos do trimestre;
  • Organizar uma Gincana envolvendo as demais turmas da escola;

Competência: Investigação e compreensão
  • Conhecer os principais fundamentos dos jogos populares, esportes de aventura, ginástica funcional e dança de salão;
  • Analisar e discutir as diferenças de desempenho durante as práticas corporais, considerando-as como forma de aprendizagem e enriquecimento individual e coletivo;
  • Analisar e discutir as principais inter-relações entre a prática de atividades físicas e os benefícios para a promoção da saúde e o desenvolvimento da qualidade de vida, sob o ponto de vista biopsicossocial;
  • Produzir adaptações nas atividades, com vistas a promover o aumento das possibilidades de participação individuais e coletivas;

Competência: Contextualização sociocultural
  • Problematizar os conceitos de lazer, saúde e educação para a paz, projetando práticas sustentáveis que interfiram na qualidade de vida dos estudantes. 


Conteúdos – Tema Gerador: Educação Física e Interculturalidade

Subtema da 1ª certificação: Educação Física, diversidade e diferença

Tema transversal: pluralidade cultural e orientação sexual

Conteúdos
6º e 7º anos
8º e 9º anos
Ensino Médio
Gerais
(D)eficiência
Raça e classe social
Gênero
Específicos
Ginásticas, lutas e atividades ritmicas
Eixo: Habilidade motora     especializada
Conteúdo: Voleibol
Eixo: Aperfeiçoamento das habilidades especializadas e cuidados com a saúde
Conteúdo: Voleibol

Subtema da 2ª certificação: Educação Física e relações de poder

Tema transversal: Ética
Conteúdo/Eixo
6º e 7º anos
8º e 9º anos
Ensino Médio
Gerais
Regras e valores
Regras e valores
Regras e valores
Específicos
Eixo: habilidade motora básica e especializada
Conteúdos: Jogos de invasão, mini-handebol, mini-basquete e futsal
Eixo: Habilidade motora especializada
Conteúdo: Futsal
Eixo: Aperfeiçoamento das habilidades especializadas e cuidados com a saúde
Conteúdo: Jogos de invasão, handebol, basquete e futsal

Subtema da 3ª certificação: Educação Física, Sustentabilidade e Saúde

Tema transversal: Meio Ambiente
Conteúdo/Eixo
6º e 7º anos
8º e 9º anos
Ensino Médio
Gerais
Lazer, saúde e qualidade de vida, educação para a paz
Lazer, saúde e qualidade de vida, educação para a paz
Lazer, saúde e qualidade de vida, educação para a paz
Específicos
Eixo: habilidade motora básica e especializada
Conteúdos: Jogos populares, esportes de aventura, ginástica funcional
Eixo: Habilidade motora especializada
Conteúdos: Jogos populares, esportes de aventura, ginástica funcional
Eixo: Aperfeiçoamento das habilidades especializadas e cuidados com a saúde
Conteúdos: Jogos populares, esportes de aventura, ginástica funcional, dança de salão
Estratégias Metodológicas

Estratégias metodológicas gerais: vivências práticas relacionadas aos conteúdos da cultura corporal do movimento: jogos, esportes, danças, lutas, ginásticas; aulas expositivas com o intuito de desenvolver, aprimorar e problematizar os conteúdos conceituais que subsidiam as vivências práticas; trabalhos individuais e em grupos; realização de pesquisa em fontes de informação variadas.

Subtema da 1ª certificação: Educação Física, diversidade e diferença

Tema transversal: pluralidade cultural e orientação sexual


6º e 7º anos
8º e 9º anos
Ensino Médio
Estratégias
Projeto Escola, Culturas e     Diversidade: organização de um Flashmob em parceria com as equipes de música e informática educativa
Projeto Esporte e Sociedade: desenvolvimento de um Webquest em parceria com as equipes de História e Biologia
Projeto Esporte, Gênero e     Diversidade:
Vivências interculturais através de Torneio de Voleibol

Subtema da 2ª certificação: Educação Física e relações de poder

Tema transversal: Ética


6º e 7º anos
8º e 9º anos
Ensino Médio
Estratégias
Projeto valor e ética no esporte: ressignificando conceitos, em parceria com informática educativa – elaboração de HQ com foco em dilemas éticos e morais relacionados a situações típicas vivenciadas nas práticas esportivas
Projeto valor e ética no esporte: ressignificando conceitos, em parceria com informática educativa – elaboração de vídeos com foco em dilemas éticos e morais relacionados a situações típicas vivenciadas nas práticas esportivas
Projeto Ética e Valor em ação: Vivências interculturais através de Torneio de Futsal

Subtema da 3ª certificação: Educação Física, Sustentabilidade e Saúde

Tema transversal: Meio Ambiente


6º e 7º anos
8º e 9º anos
Ensino Médio
Estratégia
Projeto Gincana Saúde e vida: passado, presente e futuro
 Processos Avaliativos:
AV1: Observação sistemática e registro do desempenho das capacidades coordenativas, habilidades técnicas referentes aos jogos, esportes, lutas, danças e ginásticas;
AV4: Trabalho de pesquisa;
AV5: Autoavaliação;
A nota final resultará da média aritmética das avaliações aplicadas ou se necessário a nota de apenas um mecanismo (AV).

Referências
BRASIL, Projeto Político Pedagógico do Colégio Pedro II.
CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 45-56, 2008.
CANDAU, Vera Maria. Interculturalidade e educação escolar. In: CANDAU, Vera Maria. (Org.). Reinventar a escola. 8ª ed. Petrópolis: Vozes, 2012, p. 47-60.
DARIDO, S.C. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
DARIDO, S.C., RANGEL, I.C.A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
DARIDO, Suraya Cristina (Org.). Educação Física e temas transversais na escola. Campinas: Papirus; 2012.
GALLAHUE DL, OZMUN JC. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Ed. Phorte; 2005.
GRECO, P. J.; BENDA, N. R. Iniciação esportiva universal: da aprendizagem motora ao treinamento técnico, volume I. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG. 1998.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Educação Física, currículo e cultura. Phorte, 2009.
OLIVEIRA, Rogerio Cruz; DAOLIO, Jocimar. Educação intercultural e educação física escolar: possibilidades de encontro. Pensar a Prática, v. 14, n. 2, 2011.

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