sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Dia 01 de novembro, no CPII, Campus Realengo, às 14h

I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CURRÍCULO E AVALIAÇÃO: DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE


OFICINA: 

Aplicação da Ginástica Funcional nas aulas
de Educação Física do Ensino Médio


Priscilla Christina de Souza Oliveira [1]
Resumo: A partir do reconhecimento da ginástica e de suas diferentes modalidades como uma das manifestações da cultura corporal do movimento, apresentamos nesta oficina a Ginástica Funcional como possibilidade de aplicação nas aulas de Educação Física para o Ensino Médio. Pretende-se, deste modo, oferecer aos participantes vivências que oportunizem o planejamento de aulas para o referido segmento de ensino, com foco na prevenção e promoção da saúde e no desenvolvimento da consciência corporal, através de exercícios organizados sob a forma de circuitos que envolvem padrões de movimentos presentes no dia-a-dia dos estudantes, tais como agachar, empurrar, girar, entre outros.

Os objetivos desta oficina são: apresentar e discutir a aplicabilidade de preceitos da ginástica funcional nas aulas de Educação Física para o Ensino Médio; vivenciar um circuito com exercícios funcionais e avaliar os benefícios e limites da aplicação desse tipo de conteúdo no currículo do Ensino Médio. A oficina será dividida em três partes: primeira elucidará conceitos relacionados à ginástica geral e à ginástica funcional na Educação Física escolar; a segunda consistirá na vivência prática de um circuito com exercícios funcionais; e a terceira suscitará reflexões sobre os benefícios e limites da aplicação desse tipo de conteúdo no currículo do Ensino Médio.



[1] Professora do Colégio Pedro II, campus Engenho Novo II; Licenciada em Educação Física e Especialista em Educação Física Escolar – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
[2] Professor do Colégio Pedro II, campus Engenho Novo II; Licenciado em Educação Física e Mestre em Educação – Universidade Federal do Rio de Janeiro; Doutorando em Educação – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário