domingo, 2 de novembro de 2014

Antenados com as demandas atuais da Educação Física Escolar

Prof. Leandro Teófilo e Profa. Priscilla Oliveira
Participamos, no dia 1 de Outubro de 2014, do I Encontro de Educação física Escolar - Currículo de Avaliação: desafios da contemporaneidade, realizado pelo Departamento de Educação Física (DEF) no Campus Realengo II. A equipe de Educação Física do Campus Engenho Novo II (CENII) apresentou uma oficina denominada de Aplicação da Ginástica Funcional nas aulas de Educação Física Escolar do Ensino Médio, que teve como objetivo oferecer vivências que oportunizassem aos participantes o planejamento e a aplicação desta modalidade de Ginástica nas aulas para o Ensino Médio.

Prof. Leandro Teófilo, Prof. Marcos Neira, Prof. Bruno Rafael,
e Profa. Priscilla Oliveira
Na conferência de abertura, cujo tema foi "O Currículo na Contemporaneidade", o Professor Doutor Marcos Garcia Neira, da Faculdade de Educação da USP (FEUSP), abordou em sua fala a importância do reconhecimento da diversidade cultural e das diferenças no currículo da Educação Física Escolar. Criticou práticas consideradas "hegemônicas" na área, que insistem nos esportes coletivos como conteúdos inalteráveis das aulas, entre os quais o chamado "quadrado mágico" (futebol, vôlei, basquete e handebol).

Nesta direção, o conferencista exaltou a emergência de propostas e estratégias inovadoras no currículo, tais como o uso de ferramentas tecnológicas nas aulas, maior utilização de jogos e brincadeiras populares, lutas, jogos de construção, ou seja atividades que "superem" uma classificação de modelo "branco-classe média-cristão-heterossexual". Em linhas gerais, o Professor Marcos Neira problematizou a ênfase dada à aptidão física e ao desenvolvimento de habilidades motoras, que ainda permeiam as aulas de Educação Física Escolar em todos os níveis de ensino.

A mesa redonda de encerramento intitulada "A Avaliação na Contemporaneidade", foi composta pelo Professor Doutor Marcos Antônio Carneiro da Silva, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE-UFRJ) e a Professora Mestra Nyna Taylor Gomes Escudeiro, da Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Os convidados, além de reiterarem algumas questões discutidas na conferência de abertura, incentivaram reflexões mais amplas sobre a temática em questão: a avaliação.
Prof. Leandro Teófilo e Prof. Marcos Antônio Silva

O Professor Marcos Antônio Silva enfatizou em sua fala a importância de uma avaliação que supere a ênfase no ensino do gesto técnico esportivo, sugerindo práticas que se pautem na "negociação" entre professores e estudantes. Citou o "atraso" da Educação Física Escolar para se apropriar de teorias mais contemporâneas de Educação, destacando que as teorias pós-críticas estão adentrando na área, quase 20 anos depois de começarem a ser discutidas pela área de Educação.

Nesta mesma direção, a Professora Nyna Escudeiro apresentou dados de sua pesquisa de Mestrado, na qual investigou práticas de avaliação de professores de Educação Física pautadas na Diversidade Cultural. Tanto o Professor Marcos Silva como a Professora Nyna Escudeiro reconhecem que propostas como a inclusão, o reconhecimento da diversidade e das diferenças na escola devem estar presentes na condução das avaliações.

Prof. Leandro Teófilo, Prof. Bruno Rafael, Profa, Priscilla Oliveira,
Prof. Marcio Sá e Profa. Kátia Xavier
A Equipe de Educação Física do CENII agradece ao DEF a oportunidade de participar do evento e de poder compartilhar, com os professores convidados e demais colegas de trabalho, posições sobre o direcionamento e condução das aulas que coadunam com as demandas atuais do Ensino de Educação Física na Escola e, sobretudo, corroboram com as práticas pedagógicas que vêm sendo desenvolvidas no Campus.

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